Visto para babás e empregados domésticas
Visto americano para babás e empregados domésticas
Visto americano para babás e empregados domésticas
Quem deve solicitar o visto americano C1/D
Se você deseja levar sua babá ou empregada doméstica para os Estados Unidos deve ficar atento aos procedimentos que são diferentes da solicitação do visto para Negócios e Turismo (B1/B2). Um dos requisitos é que os empregados estejam trabalhando a mais de 1 ano nestas funções.
1º: Preencher a DS-160 (https://ceac.state.gov/genniv/)
Procedimento comum a todos os solicitantes de visto de não imigrantes. Deve-se ficar atento aos campos de qual a categoria do visto e quem vai financiar a viagem da babá ou empregado doméstico. Para estes campos colocamos:
Categoria do visto: Trabalhador Doméstico (B1 Com Anotação)
Quem vai financiar a viagem: Nome dos patrões
O restante das informações a serem preenchidas são exclusivas do seu funcionário.
Finalizando vai ser gerado um código e uma página para impressão, esta página é necessária para marcar a entrevista e posteriormente na apresentação no CASV e Consulado.
2º: Marcar a entrevista
Procedimento idêntico a solicitação do visto de não imigrante B1/B2, que são as categorias de vistos mais comuns no Brasil.
Você deve preencher o cadastro com os dados do seu funcionário (Nome, nº passaporte, data de nascimento, etc). Logo será necessário colocar o código gerado pela página de confirmação da DS-160, pagar a taxa (mesmo valor para solicitantes B1/B2) e agendar a a coleta das impressões digitais e foto no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista no Consulado Americano.
Vai ser gerado a página de confirmação da entrevista, onde deve obrigatoriamente constar a categoria do visto:
Propósito de viagem: Trabalhador Doméstico (B1 Com Anotação)
Esta página você deve imprimir para ser apresentada junto com a página de confirmação da DS-160 no CASV e Consulado.
3º: Contrato
Esta parte é essencial para a entrevista no consulado. Os patrões e empregados devem assinar uma via em inglês e uma em português, devidamente preenchidas com os dados dos mesmos, ambos aceitando as condições de trabalho e obrigações em território americano. Deve-se preencher as obrigações do empregado (cuidar da casa, realização de serviços domésticos, babá de menor), horário de trabalho (8 horas por dia), dias de trabalho (ex: segunda a sexta), dias de folga (ex: sábado e domingo), dia do pagamento (ex: uma vez por semana) e forma de pagamento (ex: cheque).
O modelo dos contratos a serem preenchidos encontra-se nos links listados abaixo.
Português: http://photos.state.gov/libraries/16414 … estica.pdf
Inglês: http://photos.state.gov/libraries/16414 … mestic.pdf
4º: Coleta de impressões digitais e foto no CASV
Procedimento também comum a todos os vistos. Não há a necessidade da presença dos patrões, somente do funcionário. Deve-se levar o Passaporte, a página de confirmação da entrevista e da DS-160.
5º: Entrevista no Consulado – Experiência própria
Procedimento comum a todos os vistos, mas que é necessário a presença do empregador ou patrão junto ao funcionário durante a entrevista. Deve-se levar o passaporte do empregado e do empregador, carteira de trabalho, página de confirmação da entrevista e DS-160. Já dentro do consulado um guichê separado já recolhe o contrato e passaportes antes da entrevista para pré-análise. Já durante a entrevista é perguntado primeiramente ao funcionário há quanto tempo ele trabalha com o empregador (+ de 1 ano). Logo começa a entrevista com o empregador, que são as seguintes perguntas direcionadas:
–Objetivo da presença do funcionário nos Estados Unidos, por exemplo: “Realização de serviços domésticos como limpar, lavar roupas, etc, na minha casa na Flórida durante a minha estadia.”
–Profissão do empregador, onde trabalha, a quanto tempo possui residência (casa) nos Estados Unidos, ciência das leis trabalhistas e obrigações do empregador nos EUA;
Após a entrevista o cônsul entrega o contrato assinado que foi entregue anteriormente para pré análise e uma cartilha ao empregado/funcionário, onde possui todas a informações em português caso o empregado precise de ajuda nos Estados Unidos em decorrimento de não cumprimento das leis.
O visto é aprovado e se segue todos os procedimentos comuns aos outros tipos de visto. O passaporte é entregue ao endereço preenchido durante o agendamento da entrevista.
Solicite o seu Visto americano para babás e empregados domésticas
Preencha corretamente os campos listados abaixo.
Nossa equipe entrará em contato com você